domingo, 5 de maio de 2013

Cálculo Resistor do LED - Planilhas, Programas e Dicas

Muitas vezes temos que repetir os mesmos cálculos, testando valores até chegarmos a um valor mais próximo do que desejamos, seja no dimensionamento de uma asa (área) para um projeto específico, ou queremos saber quantos graus de diedro ou enflechamento ficou a nossa asa depois de pronta. 

As vezes queremos saber qual a RPM necessária para que uma determinada hélice leve o nosso modelo a uma determinada velocidade (mesmo que teórica/ideal) como é o caso do PITCH SPEED

Uma recurso muito bom para cálculos são as planilhas eletrônicas como o popular EXCEL
Hoje, com o Google, nem precisamos ter o EXCEL instalado. Podemos ver as planilhas online. 

Estas planilhas eletrônicas são bem fáceis de usar, porém, nem todos as tem como amigas/ aliadas. Mas quando as encontram prontas, as usam. 

Muitos dos cálculos são triviais para muitos dos aeromodelistas que já constroem, mas alguns novatos, outros preguiçosos em fazer cálculos, ou outros que tem dificuldades até em conversões de polegadas ou regras de três, podem se beneficiar com planilhas prontas e de uso facilitado. 

Não é nenhum demérito não ser bom em matemática. 
Cada um é bom, na área que mais domina ou mais gosta (geralmente). 

Pensando nisto...  :o) 
Resolvi publicar as planilhas que fiz e que podem ajudar a quem precisar... 

Planilhas e mais algumas outras coisinhas relacionadas (pdfs, docs, pps, e outros, relacionados ao modelismo e a aviação, experimental.

====================================================================

Calculando o resistor que ajustará a corrente do L.E.D. 




A primeira planilha é a que já foi postada no tópico onde explico como colocar LEDs em um modelo, utilizando uma plaquinha de servo que teve as suas engrenagens quebradas. 
Com esta planilha, qualquer um pode calcular o resistor que deve ser ligado junto ao LED. 
A potência do resistor, neste caso pode ser desprezada, pois os menores encontrados no mercado, atualmente são de 1/2 watt que já dá uma boa folga. 



http://www.4shared.com/office/1pzGpSK-/LigaLed.html

====================================================================



Nenhum comentário:

Postar um comentário