Elton Farina, téc.eletr. entusiasta da Aviação Experimental e Aeromodelista. Piloto e construtor de aeromodelos. Projeto aeromodelos elétricos, aerofólios e outros em Isopor/Depron e corto em minha máquina CNC. No Blog, meus modelos e dicas. * Se quiser compartilhar esses posts lembre-se: Faça como eu... CITE A FONTE!!! Pois todos os meus desenhos e textos são propriedade intelectual minha... :o)
segunda-feira, 6 de maio de 2013
Cálculo do Ângulo Alfa para Washout - Planilhas, Programas e Dicas
Quando um avião (modelo ou real) está realizando uma curva, a ponta da asa de dentro da curva tem uma velocidade menor que a ponta da asa que está no lado externo à curva. Isto bastante óbvio.
Porém em uma curva de baixa velocidade, a ponta da asa que está do lado de dentro da curva pode ter uma velocidade tão mais baixa que esta pode entrar em STOL. Por conseguinte, a ponta que está do lado de fora da curva, com uma velocidade maior, tende a ter mais sustentação que a ponta do lado de dentro da curva.
O resultado é o ESTOL DE PONTA DE ASA, geralmente resultando em um parafuso até o chão.
Porém, se a ponta da asa tiver um ângulo de incidência (ângulo alfa) menor que o da raiz, o ESTOL DE PONTA DE ASA poderá ser minimizado, pois este depende de mais alguns fatores.
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