quinta-feira, 2 de maio de 2013

O meu primeiro aeromodelo era U-Control e Diesel...


Eu não tinha nenhum conhecimento prévio, nem conhecidos aeromodelistas em 1974...

  O único material que consegui foram, umas 4 revistas Mecânica Popular da década de 50.
  Eram uma ou duas páginas do assunto por revista. Quase nada.

  Troquei um carrinho de autorama, já de segunda mão por um motor WB 2,5 Diesel, porém gasto e quebrado. Aprendi mecânica com ele em 75/76. Em 77 desenhei meu primeiro modelo.

  Paralelamente um primo (3 anos mais novo) ganhava um Aeromodelo ZigZag com um OS MAX 15, comprado na HOBBY BRINQUEDOS. Daí, ele era o aeromodelista mais experiente que eu conhecia... hehehe

  Meu modelo foi construído com materiais inadequados... pesou 3.500gramas. Faltou potência / motor.
  Ah, como aprendi mecânica com este motor, acabei consertando ele com o auxílio de um tio meu.



Infelizmente não tenho mais foto dele, que foi levada em um roubo.
   :o(
  Usei Cedro, Pinus, Pinho, Compensado, Taquara, Cola para madeira, Papel de Pão, Verniz, Tinta Esmalte Sintético e um vasilhame de Água Oxigenada como tanque.

  Não voou, mas ficou muito bonito!   :o)


4 comentários:

  1. Farina o meu foi entre 1966/1969, e o modelo era muito parecido com esse, so que não era entelado, era madeira reta como um 3d hoje, acho que foi por isso que não voou rrs, mas me diverti pra caramba, vendo teu blog, vi o modelo correndo no campo empoeirado, e a turma torcendo pra levantasse voo..faz muito tempo Isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Machado Jose, o meu segundo U-Control, foi exatamente como o teu primeiro, porém muito menor e mais leve... Este pequeno, voou, mas não era para ter voado... hehehehe
      Eu montei o segundo todo de compensado. Era para apenas deixar o meu motor montado, de enfeite e eventualmente ligá-lo.
      Um belo dia, um primo ganhou do pai dele, um OSMAX25, e um aeromodelo ZigZag.
      Quando fui visitá-lo, levei o meu, para mostrar... Mas sabe como é... gurizada reunida... Vamos ver quem liga primeiro???
      O do primo ligou primeiro... e o meu, em seguida, mas, na empolgação, ele me escapou da mão, e decolou em centímetros... =) =) =) =)
      Então, montei o cabo nele e fui voá-lo...
      O meu segundo, foi o meu primeiro que voou... e sem qualquer ajuda... =)
      E, tens razão...

      Relembar, é muito bom... =)

      Excluir
  2. Era um OS MAX 15, e funciona muito bem até hoje. Tô pensando em colocar minhas filhas pra aprender a voar UC com ele. E o zigzag ainda existe, todo reconstruído depois de ter sido destruido e consertado um monte de vezes.
    Mas o zigzag foi uma má escolha pra aprender. Depois de quebrá-lo nas primeiras tentativas, acabei optando por construir um manicaca que copiei de um primo, e foi nesse que realmente aprendi UC.
    Abraço
    Hamilton

    ResponderExcluir
  3. Pois eu lembro em primeira mão deste teu primeiro modelo.

    ResponderExcluir