domingo, 12 de maio de 2013

Asa do Planador Sting - Dicas de Além Mar


Dicas de Alem Mar, do Cláudio Figueiredo, Santa Iria, Portugal 
Clube APSIA (Associação de Planadores Santa Iria)

O meu amigo Claudio Figueiredo, nos envia dicas valiosíssimas, de soluções, aplicações e consertos diversos que ele executa em seus modelos. 

A fuselagem do Planador Sting cruzou a tela de proteção e parou no poste, danificando a asa mista de balsa mais fibra de vidro.










A primeira coisa a fazer, é delimitar a área danificada, com linhas retas, que facilita a inserção dos componentes do reparo.


Remover a entelagem e o material da área danificada.







Possivelmente um rebaixo com uma retífica, permitirá uma melhor ancoragem para o reparo.



A longarina recebeu um reforço.




A utilização de Sargentos e guias, como se fosse uma prensa, mais fita crepe e uma cobertura plástica, que permitirá a remoção da prensa.





Em uma seção inteira e simétrica da asa, podemos fazer uma forma, para copiar a área de fibra de vidro que foi danificada e assim reparar a asa.
Esta área da asa deve ser protegida com uma fita adesiva e gabaritos limitadores de acrílico (ou fórmica), colados com cola quente, que permitirá uma fácil remoção.






A peça então será copiada em uma forma de gesso ou material similar.





Com a forma, então laminaremos a nova cobertura da asa, já com o devido formato, moldado no molde de gesso, integrando a peça, diretamente a asa.






Entre o monde e a asa, colocamos um plástico flexível do tipo que usamos para proteger a mesa, em festas. E então aplicamos o tecido de fibra de vidro com resina Epoxi, preferivelmente.


Podemos em seguida, colar uma camada de balsa, finalizando o material composto, novamente, prensando a área.




No caso, a região da longarina foi reforçada com Fibra de carbono e fibra de vidro, pois o fechamento da Cambra Inferior do Bordo de Ataque não será executada pelo mesmo processo (de fora pra dentro), por motivos óbvios.







No caso, foi necessário um reforço extra, como uma nova longarina, para permitir copiar o perfil inferior da asa.






O fechamento é em balsa, lixa, massa e lixa, mais entelagem.







Em alguns pontos onde a massa não é suficiente, a adição de resina (cola Epoxi) mais micro balões de vidro, resolve o caso.

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