terça-feira, 1 de outubro de 2013

Radar de Mão

Um assunto que não está relacionado ao modelismo, se bem que usamos pistolas de Radar Dopler, tipo o Hot Wheels Radar Gun, para medir a velocidade de nossos automodelos e aeromodelos, que muitos colegas já me perguntaram como funciona.


Radar de Mão! 
Multa ou Não?

- NÃO! 

Ou melhor...

NÃO PODE MULTAR, ou NÃO DEVERIA ESTAR HOMOLOGADO PARA MULTAR.

Saiba o Porquê!

Primeiro, vamos recorrer aos princípios da Geometria e da Matemática... mais precisamente ao Triângulo Retângulo.

- A Velocidade Real (V) é obtida DIVIDINDO-SE a velocidade (v1) medida no Radar pelo coseno do ângulo formado entre a linha de visada do Radar (linha de medida ou de apontamento) com a trajetória do veículo medido.
- A Velocidade Real é sempre maior que a velocidade (v1) medida, pois o coseno do ângulo é um valor entre zero (0) e um (1).








- Como o Operador do " Radar de Mão " (ou Portátil) não opera o Radar em um ângulo fixo, é impossível escolher ou ajustar um ângulo de correção para uma medida exata. A medição de velocidade com o " Radar de Mão " é " SEMPRE " errada, apesar da alta precisão do equipamento de Radar. Isto é válido tanto para o Radar DOPPLER como para o LASER.

- Quanto mais longe estiver o veículo (do Radar), maior será a velocidade de medida (v1) e mais próxima da Velocidade Real (V), pois o ângulo se aproxima a zero. ( Cos 0º = 1 )
- Quanto mais perto estiver o veículo (do Radar), menor será a velocidade de medida (v1). E esta tenderá a zero, pois o ângulo se aproxima a noventa. ( Cos 90º = 0 ). A medida estará ocorrendo perpendicular a trajetória do veículo medido.


Um exemplo de uma MULTA INDEVIDA.

- Supondo se que o radar está programado para operar a 20 graus com a pista (trajetória do veículo).
- Se o operador posicionar a 21 graus (mais de 20 graus) o radar estará corrigindo a velocidade medida para menos, pois fará o cálculo para o ângulo de correção de 20 graus.
- Porém, se o operador posicionar a 19 graus (menos de 20 graus) o radar estará corrigindo a velocidade medida para mais, pois fará o cálculo para o ângulo de correção de 20 graus.

- A menos de 20 graus você estará sendo multado indevidamente.
Imagine o operador apontando para três carros que se aproximam. Para cada um ocorrerá um erro diferente. Podendo o carro mais atrás (abaixo da velocidade de multa) ser multado enquanto outro mais próximo (acima da velocidade de multa) não ser multado.

Se você quiser confirmar os cálculos, copie esta TABELA que fiz na planilha de cálculos EXCEL.
Você vai se arrepiar com as possibilidades de erro de um equipamento tão preciso na mão de um braço balançando.

Que tal? Você aceita isto? Eu não!

Então divulgue este site e conteste qualquer multa que o Radar não esteja concretado e ajustado previamente, além é claro, inspecionado e aferido pelo órgão regulamentador. (no Brasil - INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia)

Obs: O INMETRO não aprova o equipamento (Janeiro / 2001) se ocorressem mais de 3 medições com mais de 3% de erro.

2 comentários:

  1. Olá, Elton. Tudo bem? Por isso que os policiais fazem a medição, o apontamento, quando os veículos estão longe. Mesmo assim, ainda que fizessem o apontamento com um ângulo maior do que zero, a leitura no medidor será, sempre, menor do que a velocidade real do veículo, ou seja, se o limite de velocidade for 80Km/h e o "radar" mostrar 80Km/h no display, pode multar, porque, certamente, o veículo está a mais de 80Km/h.
    Abraço.
    Álvaro

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  2. Olá, Álvaro!
    Não é bem assim.

    Se indicar acima dos 80, em via de 80Km/h, o cara não tem como saber o quanto o veículo está acima. Mas é evidente que estará acima. Não é esta a discussão, neste artigo.

    O detalhe é que com os RADARES DE MÃO, é impossível executar uma medição correta.
    É IMPOSSÍVEL que, na mão de um agente de trânsito, o equipamento esteja a zero graus com a trajetória do veículo, tanto na horizontal, como na vertical.

    Se o veículo está ligeiramente abaixo dos 90, em via de 80Km/h, a chance do Radar de Mão medir corretamente é remota. E se você for multado nesta situação, possivelmente o agente de trânsito, inseriu um Fator de Correção para gerar a multa (cosseno do ângulo "chutado").

    Isto é ilegal e você não poderá comprovar a má fé do agente, pois o seu carro não tem um LOG de velocidade, porém já existem GPSs que gravam o LOG de velocidade, que comprovaria que a multa é ilegal.

    A discussão aqui, é somente sobre os Radares de Mão, e não, outros dispositivos de medida de velocidade, fixados e aferidos, como as Lombadas e os Pardais.

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