sexta-feira, 7 de junho de 2013

Executando cortes em chapas de Depron, Isopor e em Balsa, com lâmina de estilete (algumas dicas)

Muitas vezes necessitamos executar longos cortes em chapas de BALSA, DEPRON ou ISOPOR. 
Marcamos com uma régua e algumas vezes erramos (eu) a medida, ou por confundir os tracinhos da régua ou por erro de paralaxe (nas réguas plásticas) ou por má iluminação da nossa bancada.

Uma opção muito boa são os ESQUADROS COMBINADOS (como este abaixo).





Os Esquadros Combinados, são ferramentas extremamente úteis. 
Com eles, traçamos linhas paralelas a 45 e a 90 graus de uma linha de base, com o seu acessório mais básico (foto acima, à esquerda, montado sobre a régua), porém, eles tem também um acessório Transferidos de Ângulos (montado no centro da régua), ajustável, que nos permite copiar e transferir um determinado ângulo, em nossas atividades de bancada ou projeto. 
Também com o Esquadro Combinado, temos o acessório (à direita, na foto acima) Traçador de Centros de Circunferências, muito útil, quando queremos executar furações, perfeitamente centradas.
Um esquadro Combinado, também serve como transferidos de medidas. Podemos travá-lo em uma medida e usar o esquadro para executar as marcações.

Este esquadro, além da função de esquadro (marcações em ângulos de 45 e 90 graus), serve também para marcar medidas, é claro, dentro das limitações do seu comprimento.




Marcando dois pontos com o esquadro, temos o paralelismo para o corte. Tanto em peças grandes ou pequenas. 

Antes é claro, devemos ter a nossa referência, devidamente ajustada no esquadro.





Porém, as vezes necessitamos marcar medidas maiores que o esquadro, mas a precisão do olho, para marcar vários pontos, deixa a desejar. 
Nestes casos, sem um esquadro "gigante", podemos improvisar com uma régua, e um pequeno sargento plástico que prenda firmemente. 

Acima, com uma morsa que sobrou de um guarda-sol de carrinho de bebê, e uma régua de 600 milímetros, faço marcações para um pré-corte em minha máquina CNC.





Uma régua metálica, mais um sargento, ou morsa, ou uma garra plástica bem firme, faço o papel do esquadro, transferidor de medidas.





Ha duas foto acima, também é vista uma régua metálica, debaixo da chapa de Depron, que está sendo marcada. Uma das extremidades da régua, está presa uma garra plástica.
Ao executar longos cortes, as vezes, ter apenas duas mãos, não parece ser o bastante, e as vezes, somos obrigados a chamar um ajudante para ajudar a manter a régua, firme, na sua posição. 

Com um mão, seguramos a outra extremidade da régua e com a outra, o instrumento de corte. 


É claro que peças pequenas, não necessitam de uma régua grande para executar cortes, mas uma régua firme em uma das extremidades tem o seu valor, na hora certa. 




Mesmo cortando peças pequenas, fica muito mais fácil e firme, utilizando-se esta técnica. 


A régua não se meche, nem a chapa que está sendo cortada. 
Para que o corte saia perfeito, apenas tenha a preocupação de manter a ferramenta de corte, firme e alinhada, rente a régua.

Este método também é muito mais seguro, pois a chance de nos cortarmos, ou ao ajudante, é bem remota, pois nunca teremos um dedo próximo demais da lâmina. 

E aquela má impressão, de que a régua saiu da posição definida.

..........................................................................................................................................................................

Cuidados com a mesa (bancada) de trabalho

Como já falei em outro tópico, faço cortes manuais, com ou sem régua sobre VIDRO TEMPERADO (de fogão, encontrado em Bricks). 
Também sempre tenho à mão uma chapa de fórmica que é muito boa como base para cortar com estilete. 
Mas quando faço os pré-cortes nas chapas de DEPRON para cortar no CNC, tenho sobre a minha bancada uma lâmina destas de PISO de MDF (ou similar), tipo macho e femea, que é bem dura e uma excelente base para cortes com lâminas afiadas.
Normalmente sobram alguns bons pedaços, quando alguém coloca um piso destes em casa. 

..........................................................................................................................................................................


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário