quarta-feira, 27 de março de 2013

Treinador JFTrainer



JFTrainer



A alguns anos (agosto de 2007), desenvolvi o meu primeiro treinador, o EFTrainer.
O EFTrainer passou por duas atualizações. A primeira foi com o intuito de facilitar de montagem com encaixes nas peças. A segunda, foi para facilitar o acerto do CG, por motivo da rápida evolução dos componentes eletrônicos, que perderam peso, desde a chegada dos motores Brushless e Baterias de Lítio Polímero.

O EFTrainer, tem a sua fuselagem e empenagem, em Depron e a asa em Isopor.

O JFTrainer é a segunda geração (março de 2013) dos meus treinadores e tem a sua fuselagem e a asa em Isopor. Apenas a empenagem e uma viga inferior interna é que são em Deprom.

O corte da fuselagem em Isopor, permite um corte, já com acabamento arredondado, não necessitando lixar para arredondar. No máximo uma lixadinha para um pequeno ajuste estético.

A fuselagem do JFTrainer é composta de 3 seções, sendo nariz, central e cauda, cortados em blocos de Isopor duro.


As 3 seções são coladas para fazer a fuselagem.





Como o JFTrainer é uma evolução do EFTrainer, ele tem os mesmos momentos de nariz e cauda, empenagem e a mesma asa, perfil Clark YH.







Primeiro, é colada a seção do nariz e a central, alinhadas por baixo.
Coladas as 3 seções...





... com um estilete, cortamos a entrada dos componentes eletrônicos, por baixo da asa.






E, o capô, para acesso à fixação do motor e montagem do ESC e bateria.




Colar a empenagem, começando pelo profundor e depois o leme, que já devem estar com as suas partes móveis pré cortadas e com as dobradiças coladas, preferivelmente.






O próximo passo, é a colagem da viga inferior, da fuselagem, cortada em Depron 5mm.





Para colar a viga, é colocada uma outra tira de Depron, e uma tira de papelão dupla, que será empurrada para dentro, quando for colocada a viga, com cola já aplicada nos dois lados.
Isto, permitirá que a cola fique em seu lugar, não sendo raspada pelas bordas.
As tiras extras de Depron e papelão, saem pela abertura frontal, permitindo uma colagem perfeita e sem desperdícios de cola.










A partir deste ponto, a fuselagem é entelada.
A entelagem vai agregar ainda mais resistência a fuselagem, mas, dependendo do tipo de voo e da pista aonde o modelo vai voar, talvez uma chapinha fina de balsa, colada com Epoxi, na parte interna do nariz do modelo, deixe o modelo um pouco mais resistente as quedas de nariz. Neste modelo, apenas passei uma fina camada de cola Epoxi.




Entelagem

Como o JFTrainer é evolução do EFTrainer, o protótipo, entelei tal qual o meu EFTrainer, pois gostei desta entelagem estilo Super Decathlon.










O contraste amarelo e vermelho, além de bonito, propicia uma excelente visualização.
No sol, as duas cores ficam chamativas e contrastadas e ao entardecer, o vermelho fica muito escuro, porém o amarelo continua bem visível.













Especificações técnicas do meu modelo

Comprimento      :   760mm
Envergadura       : 1200mm
Momento Nariz  :   185mm (motor externo) 155mm (motor interno)
Momento Cauda :  420mm
Perfil                    : Clark-YH modificado
Corda                  :   185mm
Ailerons              :     25mm
Área da asa        :  25,2dm2
Peso final            :   760g  ( limites testados (OK)  500g a 10000g )
Carga Alar          : 30,16g/dm2
Motor                  : Mystery A2212-15 930KV 
Motor (opções)   : do COMBO TowerPro ao Turnigy 2830 de 140 watts ou similar até 200watts
Bateria                : 3S - 1500 a 3000mAh
Hélice                  : 9x5 (com o 2830/1100KV) dependendo do motor
Rádio                   : SPEKTRUM DX6-i / AR6200 (basta um rádio de 3 ou 4 canais)


13 comentários:

  1. Quando vamos fazer o meu? no aguardo.
    Leonardo Lima.
    Abraço.

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    1. O teu é um dos primeiros da fila, Leonardo...
      me ligue... =)

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    2. O JFTrainer do Leonardo, já está pronto, testado e voando... com fotos no Fórum AERS

      http://www.aers.com.br/forum/viewtopic.php?f=5&t=5062

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  2. Ola Farina, bom dia. A alguns anos atras comecei no aeromodelismo mas acabei parando por falta de tempo. Ainda continuo com pouco tempo hehehehe, mas estou querendo voltar a pratica "esporte" que nos tira o folego de tanta emoção. Queria ver contigo quanto gasto para ter um deste teu treinador? Somente o kit ou ele completo com radio e tudo. Obrigado. Marcos.

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    1. Olá Marcos.
      É muito bom saber de novos colegas vindo para o aeromodelismo, ainda mais, quando o aeromodelismo é sonho antigo, que por algum motivo, demoramos a concretizar.

      Hoje, com um kit como o JFTrainer ou o EFTrainer, é possível montar um aeromodelo a partir de 600 a 700 reais. É claro, dependendo da eletrônica escolhida e da loja onde você comprar os componentes.
      Dê uma olhada no nosso fórum AERS, onde citamos os setups escolhidos e diversos fornecedores onde compramos...
      http://www.aers.com.br/forum

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  3. Estou cortando um JFTrainer de 2 metros de envergadura (quase um Giant hehehehe), para o colega e amigo, Alexandre Marchini.

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  4. Favor informar um telefone de contato.

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    1. Cesar... contato comigo é bem mais fácil pelo meu mail :
      edfarina@gmail.com

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  5. Trocando figurinhas... ou no Fórum AERS ou por email/facebook... edfarina@gmail.com =)

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  6. As fotos desta postagem tinha sumido, pois elas estão depositadas nos meus álbuns do Facebook, que andou fazendo um remanejamento interno, o que acarretou na quebra dos links.
    Assim que vi, corrigi os links, que agora está OK.
    No Facebook:
    https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10200915584798106.1073741830.1419962891&type=1&l=845e8c4316

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  7. Olá Farina. Tomei conhecimento do teu Blog a pouco tempo, mas já tive a satisfação de ter em tuas Apostilas sobre Aeromodelismo, que tem sido muito útil. Com relação ao teu Blog , preciso saber qual o formato das fotos que tu publica porque algumas não abrem. Obrigado.

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    1. Heitor, novamente o facebook deve ter alocado as nossas fotos e os links foram quebrados...
      Já corrigi diversas vezes... vou ter que fazer novamente.
      Podes ver as fotos no meu perfil do face, lá, elas estão sempre disponíveis.
      As fotos do JFTrainer, estão aqui:
      https://www.facebook.com/ed.farina.1/media_set?set=a.10200915584798106.1073741830.1419962891&type=3

      Tem também uma versão maior dele, aqui:
      https://www.facebook.com/ed.farina.1/media_set?set=a.10201645344041631.1073741849.1419962891&type=3

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