terça-feira, 29 de outubro de 2013

Um Pequeno Modelo de Voo Livre

Alguns aeromodelistas são pais, e alguns, gostariam que seus filhos seguissem no aeromodelismo, porém, alguns filhos(as) são ainda muito novos, para um modelo com motor e/ou rádio controlado.

Para os mais interessados, o aviãozinho de papel, já não tem mais graça e o interesse por um modelinho parecido com o do papai, já é evidente.



Uma boa opção, sem limite de idade, é o planador de lançamento manual, em Isopor ou Depron, que pode ser montado em conjunto com os interessados, podendo ser, inclusive pintado pela criançada.

Com dois discos de DEPRON, daqueles que vem em baixo das Pré-Pizzas, a alguns anos, eu bolei uma técnica que simplifica bastante o desenho do modelo escolhido, finalizando com modelinhos bem interessantes. Esta técnica pode ser usada para desenhar modelos de qualquer tamanho.

- Primeiro, separar dois discos de (Pizza) Depron, do mesmo tamanho.
Segundo, colocar um dos discos de Depron sobre uma folha de papel (maior que o disco), desenhar e recortar o círculo.

- Segundo, dobrar o disco de papel, ao meio.

- Terceiro, desenhar metade do avião, visto por cima, o que inclui: meia fuselagem, uma semi-asa e metade do profundor (estabilizador horizontal).
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Note que na metade do desenho da fuselagem, para trás, existe uma linha dupla. 
Esta linha dupla, deve ter metade da espessura do disco de Depron. 
Mais adiante, você vai entende o porquê.

No desenho acima, o disco de papel, está desdobrado, para uma visualização geral.

- Quarto passo... 
Com o disco de papel dobrado ao meio, recorte a metade da vista superior do avião, retirando também, a tirinha de material, na parte posterior.

- Quinto passo...
Cole com fita adesiva, de fácil remoção, a vista superior (em papel), no disco de Depron.
O resultado, será o da figura abaixo,  
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A linha central, servirá para alinhamento, na montagem do modelo. É bom desenhá-la.
Riscar com caneta, sobre o papel, para marcar, levemente o Depron.

- Sexto passo...
Com um estilete, ou até com uma tesoura, é possível recortar a vista superior do modelo e então separar o molde de papel (que serve para cortar outros iguais).

- Sétimo passo...
Com o molde de papel, dobrado, é possível imaginar como será o avião, visto lateralmente.
Então, desenhe a vista lateral do avião, em um outro disco de papel, do mesmo tamanho do disco de Depron.
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O recorte na parte da frente da fuselagem, servirá para encaixar a vista superior que cortamos anteriormente, que quando posicionada e colada no lugar, praticamente finalizará o nosso modelo.

- Oitavo passo...
Ao colar as duas partes, o modelinho ainda não estará pronto para voar, pois será necessário acertar o Centro de Gravidade do Avião...

Já que sobra material, neste meu protótipo, eu já incluí umas pecinhas extras para serem coladas no nariz do modelo e, posteriormente lixar, para dar um melhor acabamento e uma carinha melhor ao modelo, além de servirem para acertar o CG do modelo.
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Estes desenhos, eu fiz, basicamente do tamanho de um disco de Pizza (das normais), e se for impresso no tamanho 1:1, podem ser aproveitados para fazer um igual ao meu. 

Quem quiser fazer um modelo maior, do tipo Shock Flyer, pode aproveitar este desenho e mandar imprimir grandão, do tamanho que for necessário.
Como as linhas são, em geral, retas, não vai haver problema com a perda de resolução, ao imprimir. 
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O modelinho que eu fiz, durou muito tempo, e voou muito.

Uma vez, no Aeroclube de Eldorado do Sul, um garoto de quase 80 anos de idade, passou muito tempo se divertindo com o meu modelinho...



terça-feira, 1 de outubro de 2013

Radar de Mão

Um assunto que não está relacionado ao modelismo, se bem que usamos pistolas de Radar Dopler, tipo o Hot Wheels Radar Gun, para medir a velocidade de nossos automodelos e aeromodelos, que muitos colegas já me perguntaram como funciona.


Radar de Mão! 
Multa ou Não?

- NÃO! 

Ou melhor...

NÃO PODE MULTAR, ou NÃO DEVERIA ESTAR HOMOLOGADO PARA MULTAR.

Saiba o Porquê!

Primeiro, vamos recorrer aos princípios da Geometria e da Matemática... mais precisamente ao Triângulo Retângulo.

- A Velocidade Real (V) é obtida DIVIDINDO-SE a velocidade (v1) medida no Radar pelo coseno do ângulo formado entre a linha de visada do Radar (linha de medida ou de apontamento) com a trajetória do veículo medido.
- A Velocidade Real é sempre maior que a velocidade (v1) medida, pois o coseno do ângulo é um valor entre zero (0) e um (1).








- Como o Operador do " Radar de Mão " (ou Portátil) não opera o Radar em um ângulo fixo, é impossível escolher ou ajustar um ângulo de correção para uma medida exata. A medição de velocidade com o " Radar de Mão " é " SEMPRE " errada, apesar da alta precisão do equipamento de Radar. Isto é válido tanto para o Radar DOPPLER como para o LASER.

- Quanto mais longe estiver o veículo (do Radar), maior será a velocidade de medida (v1) e mais próxima da Velocidade Real (V), pois o ângulo se aproxima a zero. ( Cos 0º = 1 )
- Quanto mais perto estiver o veículo (do Radar), menor será a velocidade de medida (v1). E esta tenderá a zero, pois o ângulo se aproxima a noventa. ( Cos 90º = 0 ). A medida estará ocorrendo perpendicular a trajetória do veículo medido.


Um exemplo de uma MULTA INDEVIDA.

- Supondo se que o radar está programado para operar a 20 graus com a pista (trajetória do veículo).
- Se o operador posicionar a 21 graus (mais de 20 graus) o radar estará corrigindo a velocidade medida para menos, pois fará o cálculo para o ângulo de correção de 20 graus.
- Porém, se o operador posicionar a 19 graus (menos de 20 graus) o radar estará corrigindo a velocidade medida para mais, pois fará o cálculo para o ângulo de correção de 20 graus.

- A menos de 20 graus você estará sendo multado indevidamente.
Imagine o operador apontando para três carros que se aproximam. Para cada um ocorrerá um erro diferente. Podendo o carro mais atrás (abaixo da velocidade de multa) ser multado enquanto outro mais próximo (acima da velocidade de multa) não ser multado.

Se você quiser confirmar os cálculos, copie esta TABELA que fiz na planilha de cálculos EXCEL.
Você vai se arrepiar com as possibilidades de erro de um equipamento tão preciso na mão de um braço balançando.

Que tal? Você aceita isto? Eu não!

Então divulgue este site e conteste qualquer multa que o Radar não esteja concretado e ajustado previamente, além é claro, inspecionado e aferido pelo órgão regulamentador. (no Brasil - INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia)

Obs: O INMETRO não aprova o equipamento (Janeiro / 2001) se ocorressem mais de 3 medições com mais de 3% de erro.