segunda-feira, 15 de abril de 2013

JF-01 TS

JF-01 TS - Treinador Sport




Baseado na técnica de construção do Jahnke, o JF-01 é o primeiro modelo da série JF, que são modelos cortados em Isopor, já com acabamento final e vazados internamente, para colocação da eletrônica.

A série JF-01, é de modelos de visual agradável e bastante aerodinâmicos, com a fuselagem vazada e composta de duas peças, sendo uma dianteira e outra traseira, que, dependendo do perfil da asa e sua posição, permite diversas opções de modelos.

A série JF será composta pelos modelos básicos:

JF-01 - Modelo asa alta
JF-02 - Modelo asa baixa
JF-03 - Modelo Planador


JF-01 TS

JF-01 TS é a versão Trainer Sport, com asa alta e perfil Clark-YH.

Material necessário:
Kit, Cola, Vinil, Fibrinha
03 Servos HXT900 ou similar
01 Motor Hextronix 1500KV ou similar
01 ESC 20A (compatível com o motor)
01 Hélice  (compatível com o motor)


Os dois primeiros protótipos do JF-01, cortados no CNC e já pré-coladas as fuselagens e as asas.


A empenagem do JF-01 é a mesma do Jahnke, porém na devida escala.


Canopi, já pré cortado, e por enquanto, fixo com um pedaço de fita crepe.
Pelo canopi, será a entrada e acesso da bateria.


A empenagem, já com a dobradiça de fita adesiva.
Nota-se ao longo da fuselagem, o entalhe para a colocação da fibrinha, tipo de gaiola, que aumenta muito a rigidez da fuselagem.


A asa do JF-01 TS, é cortada em 3 seções, e com enflexamento, para aumentar a estabilidade longitudinal.


Cortando o encaixe da asa, no CNC.



Perfil Clark YH, excelente para um bom treinador.




Encaixes do profundor e leme, também já cortados.


O encaixe da fibrinha de reforço, que deve ser colado, ao longo da fuselagem, uma de cada lado.


Chapas de Depron, previamente coladas internamente, antes de unir as seções, formarão vigas longitudinais que aumentam muito a resistência a torção e ao impacto, no caso de quedas.


Como o recorte do encaixe da asa é superficial, com relação a espessura do Isopor da fuselagem, devemos abrir um acesso à fiação dos servos, receptor e cabo do servo dos ailerons, em baixo da asa.
Isto é feito com uma lâmina afiada.


Nesta modelo, a sobra do recorte da asa, perto do bordo de fuga, é colada sobre a asa, para dar continuidade da fuselagem, na asa e um acabamento mais bonito.



As marcas de caneta, são para o correto alinhamento.
A fita filamentosa no bordo de ataque, é para aumentar a resistência à pressão da borrachinha, de fixação da asa.


A dobradiça do capo, abrindo para a lateral, necessita de apenas um par de pequenos imãs para fechamento, ou uma simples borrachinha.


A empenagem do JF-01, é a mesma do JFTrainer e dos Tucanos de 800 e 1000mm que corto.
As medidas ficaram muito boas e o visual muito agradável.




Dobradiças executadas em fita filamentosa.


Uma visão prévia do modelo montado.





Pequenas imperfeições no Isopor, são facilmente corrigidas, com massa Multimassa Renner, que praticamente não agrega peso.


Entelando o modelo.




Na base inferior e no encosto traseiro, da cabine, são colocadas peças de Depron, para aumentar a rigidez e fechamento desta área.
Um corte circular, permite a passagem dos fios do ESC e, na base, será feita a abertura de acesso à bateria.


O Capô/Para-brisas, será fixado com uma dobradiça adesiva, lateralmente.



A empenagem montada e adesivada no devido lugar.



Com a asa encaixada no lugar. Esta, será presa por borrachinhas.








Servos no lugar e palitos de bambu, tipo de churrasquinho, colocados, para fixação das asas.



Dobradiça executada internamente com fita filamentosa, e externamente com o mesmo vinil da entelagem.



Um palito de bambu, colado com Epoxi, dá a necessária rigidez, necessária ao profundor.
Uma fita crepe sobra a colagem, deixa tudo bem lisinho.
A fita crepe, é removida após endurecida a cola.


Depois é só cobrir com o devido adesivo da entelagem.


O grande momento de nariz do JF-01, permite a colocação dos servos na cauda, próximo à empenagem, mantendo os links curtos e rígidos, o que não deixa os mesmos flexionarem.


Neste primeiro protótipo, coloquei apenas um pequeno motor Hextronix, de 1500KV, que rodará com uma bateria 3S de 1000mAh. Mais que suficiente para o modelo.


ESC de 18A... com bastante folga.




Vista interna dos cabos do ESC e Servos, faltando a colocação do Receptor.



Visão do modelo, quase pronto para voar.





Quase pronto para voar... ainda faltam os ailerons, imprescindíveis para uma asa sem diedro.




segue...