segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Jahnke Aerobatic

         A um bom tempo, a minha esposa me pede um avião bonito... com cara de avião de verdade...

       Então, resolvi projetar um aeromodelo asa baixa, acrobático, que pudesse ser configurado para vôo Free Style ou quem sabe F3A e ainda pudesse ser montado com um motor mais bravo e voar muito rápido (Pilon Race),  pelo seu desenho esguio... e que fosse bonito.


         Nasceu o JAHNKE... agosto/2011 (sobrenome da minha esposa, em homenagem...)

Encaixando tudo, para ter uma idéia das proporções... 1 metro de envergadura.



Cortando o Cockpit



          O JAHNKE é cortado em duas seções, sendo uma dianteira e outra trazeira. Após, é executado o corte do cockpit, da asa, e os cortes da empenagem.


Seção dianteira da fuselagem.


Fuselagem




       Não costumo fazer os meus kits de modelos, atrelados a uma configuração única, limitando o construtor às minhas especificações... 
E como não produzo modelos em série, em uma máquina totalmente automatizada, posso alterar parametros na finalização, como por exemplo o posicionamento do corte da asa... diminuindo o momento de nariz e aumentando o de cauda, o que deixaria o JAHNKE mais parecido com um F3A, de verdade...


Peça inferior da fuselagem, que vai colada na asa.


Montagem da ASA 
com duas fibrinhas, uma em cima e outra em baixo, coladas com EPOXI.


Interior da Fuselagem:
Seção trazeira.


Fuselagem


          Na montagem da fuselagem, vai uma chapa de Depron 5mm, por dentro, que aumenta a rigidêz da mesma.



Nesta montagem, colei a fuselagem com a cola Prego Líquido.


 Nesta foto, a direita o tubo de cola Prego Líquido, que é muito boa para colar o Isopor e o Depron.



Colada a Fuselagem, já iniciando a definição da Eletrônica...


Piloto e Futuro Painel de Instrumentos..



Motor, já no lugar... um Mystery 2212-15 / 930KV



Montagem da Empenagem...
(colando)




Profundores interligados com arame de aço.




Colocação das fibrinhas na fuselagem...



Fibrinhas também coladas com cola Prego Líquido


Mais uma visão da montagem com a asa..



Fuselagem


          Passei uma massinha de leve, apenas nos buracos maiores... (Multimassa Renner)


Recortes dos servos do Profundor e Leme, na mesma altura, um de cada lado...


          Fixei o trem de pouso em um pedaço de asa de corda e perfil parecidos, para testar a altura e ver se a hélice de 10 polegadas ficaria OK.




Vista superior da fuselagem


Outra vista, com detalhe do motor


Servos montados de cabeça para baixo e com a saída do comando de lado, para ficar mais discreto


Motor Mystery 2212-15 930KV mais hélice 10x4,7


Início da entelagem: 
dorso em aço escovado e superior em vermelho


Utilizado o vinil Imprimax Gold (comprado na Blue Bird)


Entelado o cockpit


Entelando a empenagem... na vista superior, 
leme e profundor em laranja GWS... 


Empenagem...


Empenagem entelada


F de Farina...


Piloto aguardando painel de instrumentos...



Vista inferior, ressaltando o encaixe e acabamento da asa


Vista da bequilha móvel. 
         Utilizei dois tubinhos, um, muito bem colado em um compensado, pois é o ponto de ancoragem do trem, e o outro, dentro do leme, como guia deslizante, para suavizar o comando.


O painel de instrumentos
(com os instrumentos desenhados pelo Marco Santiago (RedMaster), em 1997, no Corel Draw 4)



A dois dias, fiz o cowl do motor, entelei e ontem coloquei os Velcros para finalizar... e tirei estas fotos...



Aqui, nesta, dá para ver os Velcros colados,
em dois rebaixos no nariz, feitos com o pirógrafo e colados com epoxi...


Nesta os Velcros, colados no cowl, com C.A. e fermento em pó (químico)...

      Para executar este cowl, foram coladas 3 camadas de Depron, de 5mm, com C.A. (Ciano Acrilato = Bonder) e lixados para arredondar.
     Também foi escavado por dentro, para não pegar no motor e aliviar peso.
        Notem, como o Vinil Imprimax Gold se moldou perfeitamente às curvas, internas e externas...



A empenagem e o cowl, entelei "COMBINANDINHO
com a hélice GWS


Com os rebaixos, para colar os Velcros, o encaixe ficou muito bom, alinhado e praticamente sem frestas.


Com toda a certeza, está com cara de PILON RACE..


Cortei o parabrisas...



Por enquanto só colado com fita crepe, para visualização...


Abaixo, a asa... cambra superior... 
ailerons, ainda somente encaixados...




     Em baixo, como na fuselagem, Vinil Imprimax Gold imitando o aço escovado...  Ficou muito bom...


     Como não passei muita Multimassa , apenas nos buracos maiores do isopor, ficaram aparecendo algumas imperfeições, como, a fibrinha de reforço da asa...







Mais uma montagem com a asa ... só para ter uma noção de como está ficando...











     Finalmente, monto um elétrico com dobradiças de verdade... hehehehe


     No meio das minhas antigas tralhas... do tempo dos Glows/Diesel U-Control, achei um pacotinho com dobradiças DU-BRO...






  Bom, agora é hora de prosseguir na fixação da asa (parafusada), servos dos ailerons, colocação do trem de pouso principal e finalizar as linkagens...


Vista do interior, com a eletrônica... já embarcada desde o início...


 E vista inferior, com a asa encaixada...





 IIIHHh... a Bruxa estava solta.... e adivinha do que ela se apossou...???

 
Dando sequência a entelagem..
Só com o fundo amarelo...


E finalizando com os detalhes, em laranja...




FEITOOO... Concluida a entelagem...


Colocação do Trem de Pousoe Servos dos Ailerons



Nesta foto, dá para ver o furo para fixar a asa.
Coloquei um tubo rígido de plástico colado com Epoxi, na asa.


Os servos HXT900 (9g) ficam a 90º com o alinhamento dos Ailerons, para o movimento ficar igual, para cima e para baixo.
As dobradiças DU-BRO ficam exatamente no centro da espessura da asa. 

A colocação do suporte de compensado com a porca "cravante" foi feita com cola EPOXI, para fixar a asa.



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Especificações técnicas

Comprimento : 970mm
Envergadura : 1000mm
Momento Nariz : 270mm
Momento Cauda: 490mm
Corda Raiz : 220mm
Corda Ponta : 140mm
Ailerons : 32 x 400mm
Área da asa : 18dm2
Peso final : 680g (até agora, depois reviso, se for o caso)
Carga Alar : 38g/dm2
Motor : Mystery 2212-15 930KV 110/120watts 2/3S 12A 80%
Bateria : 3S - 1500 a 1600mAh
Hélice : 10x4,7 (testada pelo Cebola e aprovada)
Rádio : SPEKTRUM DX6-i / AR6200



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O vôo de teste do Jahnke, foi no sábado, 22 de outubro de 2011, no Aeródromo do Cmte. Marocco, em Eldorado do Sul.

O dia estava magnífico e com um ventinho leve, mas atravessado.

Com o motor original, o Mystery 2212-15, de 930KV, a hélice GWS 10x4,7 ficou meio grande (trem de pouso curto) e escostava no chão.

Troquei por uma menor, uma SF 9x6, que deixou a desejar.
Como o Mystery é muito leve, foi trabalhoso para acertar o CG, com o ajuste da posição da bateria de Turnigy 3S de 1500mAh.

Fizemos alguns vôo, e o Jahnke, se mostrou muito liso, no vôo.

Sem qualquer tendência, um planeio excelente, não quer descer.

Por ser muito liso, o aeromodelo não perde velocidade... 

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Chegando em casa, troquei o motor...


Troquei o motor Mystery, por um 2830 KV1000 Black da HobbyKing (ou BLUE STEEL).

Brushless motor Model 2830-1000kv
RPM/V 1000
No. of cells 3S
Max. efficiency 85%
Input Voltage 7.4 - 11.1v Max ( Fully recharged 3S battery may over 11.1v )
Motor Weight 58g
Idle Current (A) 0.8
Current capacity 16A
Internal Resistance 172mohn
Dimensions (diameter. x length) 28mm x 30mm
Shaft diameter 3mm


A potência deste, é algo por volta dos 180 watts, o que fêz uma enorme diferença, com relação ao Mystery.


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No domingo, não foram necessárias quaisquer trimagens... 
Com os comandos zerados, o vôo foi nivelado, sem qualquer tendência, respondendo muito bem aos comandos.

Um vôo realmente muito liso, rápido e ágil, confirmando grande capacidade acrobática.

No dorso, a diferença do modelo é apenas no visual e pelos comandos invertidos (leme e profundor)... com um comportamento, também sem qualquer tendência.


No domingo, o motor azulsinho me deu um baita susto...

Com um incidente que levou-me a um pouso forçado, em meio à futura lavoura de arroz, ainda na forma de terra "dura"...

Ao fazer a curva de aproximação, da cabeceira à direita, fiquei sem motor (fio quebrado).

O conector do fio vermelho, se soltou (quebrou).

O Jahnke estava a uns 20 metros, porém indo para a aproximação, sobre a lavoura, ainda não preparada...

Percebi algo extranho, na ida... fiz a curva e só então percebi que estava sem motor.

Como fiz a curva muito acentuada, o avião perdeu muita velocidade, então só me restou mergulhar, para ganhar velocidade e continuar voando, com vento relativo suficiente, principalmente nas superfícies de comando.

O mergulho foi bem curto e rápido, mas suficiente... e ao lamber o chão, cabrei o modelo, que pousou (curto), sem nem ao menos quebrar a hélice, apenas arranhando o cowl... ufa... :P

Foi um susto legal e uma grata satisfação de confirmar que o modelo vôa, na asa, realmente.

Re-soldados os fios (todos), voltamos aos vôos...